Novembro Azul: promovendo a conscientização sobre o câncer de próstata  

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Origem 

A campanha Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, quando dois amigos tiveram a ideia de deixar o bigode crescer — o que na época estava fora de moda — com o objetivo de chamar a atenção para a saúde masculina. 

No início um grupo de 30 homens aceitou a proposta, e assim surgiu a Movember Foundation, uma organização sem fins lucrativos que busca arrecadar fundos para pesquisar e auxiliar o tratamento do câncer de próstata e outras doenças que acometem os homens frequentemente. Desde então, esse movimento vem tendo grande crescimento ao redor do mundo. Porém, somente em 2008 a campanha chegou ao Brasil, pelo Instituto Lado a Lado pela Vida.             

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o tumor que afeta a glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto, seja por medo ou desconhecimento, o que os leva a se abster dos exames preventivos.

Quais são os exames para diagnosticar o câncer de próstata?

Os exames para diagnosticar o câncer de próstata devem ser feitos por prevenção, pois quando os sintomas aparecem significa que a doença já está em um quadro clínico avançado. Os exames são: 

Exame de toque retal: o médico avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata, introduzindo no reto o dedo protegido por uma luva lubrificada. Este exame permite palpar a parte posterior e lateral da próstata.

Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

Vantagens!

Receba em seu E-mail informações detalhadas do nosso cartão